Fred23

Oito meses mais tarde…

Estamos na metade de 2023/2, o que significa que o Fred23 sobreviveu ao primeiro semestre letivo e segue em atividade no segundo semestre de 2023.

Recuperando a experiência 2020-2022 do Fred2, a nova versão mudou radicalmente algumas práticas na programação do ensino das disciplinas. Definitivamente, tenho menos trabalho para organizar os módulos em função da adoção dos bancos de atividades, de mídias e da edição Markdown.

A estrutura combinada da interface, que agora integra o conteúdo do módulo, o parquinho e a página de notas na mesma visualização, ainda não se consolidou como superior à versão anterior. Não há dúvidas de que foi positiva a indicação da nota no próprio módulo, acompanhada da opção de refazer as atividades quantas vezes o estudante desejar (desde que dentro do prazo do módulo).

Acredito que o parquinho é subutilizado porque esta geração de estudantes prefere WhatsApp e outras ferramentas mais instantâneas para trocar recursos dos módulos. De qualquer modo, os links que surgem nas aulas, durante as minhas explicações e demonstrações, são mais facilmente publicados no parquinho que integrados aos links dos módulos.

Resumidamente, no estágio atual (outubro/2023), o Fred23 tem os seguintes recursos que não existiam na versão anterior:

  • Mural de avisos: publicação de mensagens globais ou por disciplina.
  • Lista de presença online: a página de notas do aluno exibe suas faltas por data, permitindo o acompanhamento das presenças sem necessidade de consulta ao professor.
  • Notificação de módulos e atividades a vencer: envio de e-mail semanal com listagem das entregas pendentes.
  • Desempenho variável e banco de atividades: é possível definir o desempenho mínimo para o módulo (50 a 100%), a quantidade e critério de seleção e ordenação das atividades (ordem alfabética, aleatória, dificuldade crescente ou decrescente).
  • Opção de refazer o módulo: caso o desempenho do aluno seja inferior ao definido para o módulo ou abaixo de 100%, pode-se realizar as atividades novamente após 2 (duas) horas da última tentativa. Em 2023/1, este prazo entre as tentativas foi de 24 horas. Reduzi o intervalo atendendo a pedidos e parece ter dado certo.
  • Atividade com pré-aprovação: em função das turmas enormes, é possível considerar a atividade discursiva automaticamente como “suficiente” se entregue dentro do prazo. Em seguida, eu e a monitoria podemos checar as entregas. Isso reduz a ansiedade dos estudantes pela nota e, na maioria dos casos, a checagem posterior confirma a adequação da entrega.
  • Edição de conteúdo Markdown: foi a melhor adição ao Fred, especialmente pelos recursos da distribuição Markdown-extra. A edição dos módulos é suave e sem surpresas, muito mais leve e sem os problemas dos editores WYSIWYG/JS.

No final deste ano, publicarei uma avaliação mais cuidadosa de cada recurso e seu resultado com as turmas. A principal ausência da versão atual do Fred é o curso de ambientação. Curiosamente, as turmas não tiveram problemas para explorar o sistema e utilizá-lo, mesmo entre os calouros.

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