arquivo

e-mail para hugo.santanna@ufes.br instagram @psicologiamatematica twitter @hugocristo youtube github hugocristo modeling commons (netlogo)
14/03/2024

Novo capítulo de livro sobre desenvolvimento regional no ES

No período 2020-2021, ainda no finado Loop, participamos do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) - Arranjo 4 (Noroeste), financiado pela Fapes e coordenado pelo Instituto Jones do Santos Neves do Governo do Estado do Espírito Santo.

Bárbara Kirmes Marçal, Eduarda do Nascimento Soares e Roberta Manfredini Simões, hoje egressas do Curso de Design da Ufes, foram minhas bolsistas na pesquisa sobre as "economias invisíveis" (depois rebatizadas como "alternativas") do noroeste capixaba. Foi uma batalha travada em plena pandemia, coletando dados via Google Meet, Skype e chamadas de vídeo no WhatsApp. Utilizamos bases de dados públicas e muita mágica com a linguagem R.

Os resultados da pesquisa foram reunidos em três volumes e a nossa contribuição está no terceiro. O capítulo apresenta uma síntese dos achados e diretrizes para fortalecer negócios informais, microempreendedores individuais e pequenos negócios da microrregião. Houve considerável "interesse" pela economia criativa que orbitava aqueles negócios, com destaque para inúmeros exemplos de design sem designer.

Meu envolvimento com o noroeste capixaba é antigo, pois foi lá que iniciamos a Imersão em Design, em 2014. Os coordenadores do nosso arranjo, os colegas de Ufes Jorge Santos Junior e Ednilson Felipe, convidaram pesquisadores com relações próximas com os territórios justamente para utilizar suas redes no levantamento de oportunidades e desafios da microrregião.

Os resultados foram compilados em sumários executivos por arranjo, disponíveis no site do DRS. Tenho muito orgulho deste trabalho e da oportunidade de poder contribuir para o planejamento de políticas públicas para aqueles que geralmente ficam de fora (os "invisíveis").

Economias alternativas e novas possibilidades para o desenvolvimento regional (PDF, 580kb).


Índice do blog ou falar comigo sobre este texto