Reinicializando Fred
Este diário registra a implementação, do zero, da nova versão do meu sistema personalizado de ensino (PSI), o Fred2. A primeira foi desenvolvida em agosto de 2020, no contexto do ensino remoto emergencial (“Earte”) ofertado pela Ufes. Desde então, nove turmas utilizaram o sistema, sendo oito remotas (2020/1 a 2021/2, sendo sete de graduação e uma de pós) e uma no retorno ao ensino presencial (2022/1).
O Fred2 é o “dois” porque adotei o primeiro Fred analógico no ensino presencial entre 2017/2 e 2019/2. A versão digital foi fortemente influenciada por minha experiência prévia com a abordagem PSI. A tecnologia permitiu aprimorar e dar escala ao que já funcionava no papel e com soluções improvisadas – p.ex., atividades enviadas por Google Forms, devolutivas com anotações sobre PDFs etc.
O registro da minha participação na live do LEDHUM de 2021 apresenta fundamentos de PSIs e do Fred2. A implementação 23 se propõe a aprimorar a interação humano-computador do ambiente e aprofundar a personalização do percurso dos estudantes. Pesquisei tais possibilidades durante a minha licença.
Registrarei todo o processo e decisões por aqui, torcendo para que mais docentes se interessem pelos princípios dos PSIs. Além disso, discutirei decisões minhas na implementação de cada princípio, considerando as particularidades do curso de graduação em Design da Ufes e das disciplinas que oferto no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes.
O processo de desenvolvimento será menos sofrido que o de 2020 (~20 dias), embora a versão 23 precisará estar disponível para uso em 06/03/2023.
Simbora!